IKIGAI - Grupo de estudos em cinema, arte e cultura do Japão
O Grupo Ikigai de cinema, arte e cultura do Japão é um grupo sediado na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e integrado ao Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS), vinculado à linha 1 do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo. O grupo é coordenado pelos professores Demian Garcia (Bacharelado em Cinema e Audiovisual) e Beatriz Avila Vasconcelos (Bacharelado em Cinema e Audiovisual e Programa de Pós- Graduação em Cinema e Artes do Vídeo). Partindo da matriz cinematográfica, mas não se reduzindo a ela, o propósito do Grupo Ikigai é reunir pesquisadores(as) e pessoas interessadas nas diferentes manifestações artísticas do Japão, entendendo que a apreciação do cinema japonês necessita de uma compreensão de suas relações com a mentalidade, a história, a cultura e a estética japonesas.
Ikigai é um termo e uma filosofia de vida com origem na ilha de Okinawa, no sul do Japão, uma região conhecida pela longevidade e alto índice de felicidade de seus habitantes. Pode ser traduzido mais literalmente por “razão pela qual se levanta todos os dias da cama”, ou, de modo mais amplo, “razão de viver”. Trata-se de um estilo de vida que nos leva à nossa razão de ser, ao propósito de nossa existência, na medida em que integramos o que somos com o que fazemos. Inspirados neste conceito, foi concebido o grupo Ikigai, com o desejo de criar um espaço em que pessoas apaixonadas pelo cinema, pela arte e pela cultura do Japão possam se reunir e encontrar alegria na partilha de conhecimentos e experiências, para, neste encontro de alteridade, poderem aproximarem-se mais de si mesmas e reconhecerem seu próprio propósito de vida. As atividades do Grupo Ikigai consistem em encontros periódicos com a finalidade de abordar estudos, pesquisas e obras artísticas e cinematográficas, buscando acercar-se destes objetos em seus aspectos estéticos, históricos e culturais. Assim, os encontros do grupo podem estar focados na leitura de um texto teórico, na apresentação de uma pesquisa ou na apreciação de uma obra artística/filme, sempre com a finalidade de proporcionar uma aproximação à cultura e à arte japonesas que nos interpele como brasileiros, proporcionando, nesta experiência de encontro com uma outra cultura, uma compreensão de nós mesmos, de nosso propósito de vida e de nossa humanidade. Entre as atividades do grupo Ikigai está prevista também a realização de um colóquio anual, com a finalidade de conhecer e conversar sobre pesquisas desenvolvidas sobre o cinema, a arte e a cultura do Japão. O grupo é aberto a toda a comunidade interessada.
Programação do I Colóquio Ikigai
Dia 10/10 – terça-feira:
10h: Visita guiada à Coleção de Arte asiática do Museu Oscar Niemeyer (parceria com Centro Ásia)
Abertura do evento 14h30: Conexões intrínsecas entre arte, cultura e cinema japonês, por Demian Garcia (UNESPAR – UPJV)
SESSÃO 1: ENTRE BRASIL E JAPÃO (15h às 17h)
Mediação: Beatriz Avila Vasconcelos
-
Arte de Rua no Brasil e no Japão: Vivências do Artista Nipo-Brasileiro Titi Freak, por Robson Hideki Mori (USP)
-
A fuga do encaixotamento do corpo da mulher amarela e a realização do curta-metragem “Enquadrada”, por Ariane Miwa Miake (UNESPAR)
-
"Glória à Humanidade": O deicídio nos videogames japoneses, por Conrado Massami Hayashida (UNESPAR)
17h às 18h – intervalo 18h às 21h – Exibição do filme “Sabor da Vida” (Na), de Naomi Kawase, e conversa com a Profª Drª Michiko Okano (UNIFESP – USP)
Dia 11/10 – quarta-feira
SESSÃO 2: DAS SUBVERSÕES (10h às 12h) | Mediação: Thereza Cristina de Oliveira e Silva
-
Jigoku Dayu, A Cortesã e o tecido do inferno, por Henrique Cabral dos Santos (UNESPAR)
-
Os tatuados de Edo: Contextualizando marcas corporais, por Caroline Perin (FMU)
-
Contracultura em fabulação: o surrealismo na dança ankoku butō de Tatsumi Hijikata e no teatro angura de Shūji Terayama, por Daniel Ribeiro Fernandes Aleixo (USP)
SESSÃO 3: PASSEANDO POR KORE-EDA (14h às 16h) | Mediação: Demian Garcia
-
“Andando” de Hirokazu Koreeda: caminhos por uma tradição no cinema japonês, por Giovanni Alencar Comodo (UNESPAR
-
Atravessar paisagens: a busca por oku em Maboroshi no Hikari, por Juliana Luiza Choma (UNESPAR)
-
Ondas do mar: diálogos entre a estética mono no aware e o filme "A Luz da Ilusão", por Claudia Midori Ideguchi (USP)
16h às 16h30 – intervalo
SESSÃO 4: TEMPO E REPRESENTAÇÕES (16h30 às 18h30) | Mediação: Beatriz Avila Vasconcelos
-
Materializando o Metafísico, por Heloisa Okamoto Pinho (pesquisadora independente)
-
Categorias temporais em “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), por Thereza Cristina de Oliveira e Silva (UEL)
-
A perspectiva xintoísta da justaposição dos tempos e dos lugares na construção da memória coletiva no Japão no filme Suzume (2022), por Júlio César Valente Ferreira (UFF - CEFET/RJ) e Rafael Dirques David Regis (UFF)
18h30 às 19h – intervalo
19h – Palestra e lançamento de livro: “Budismo e Xintoísmo na Cultura Religiosa Japonesa: Sincretismo, Migrações, Ressignificações” - Palestrante Prof. Dr. Richard Gonçalves André (UEL)
Realização: 生き甲斐
IKIGAI – GRUPO DE ESTUDOS EM CINEMA, ARTE E CULTURA DO JAPÃO CENTRO ÁSIA DE ESTUDOS CULTURAIS
Obs: haverá certificado de 8 horas complementares para participação como ouvinte.