Mesa
DIA 18.10.23
Quarta-feira | das 14h30 às 16h30
ESCRITURAS DE MULHERES CINEASTAS
Conferência ON-LINE - Mediação: Profa. Dra. Claudia Priori (Unespar/PPG-CINEAV)
O propósito desta mesa é reunir pesquisadoras que se debruçam sobre escrituras (verbais e fílmicas) de mulheres cineastas, num gesto valorizar e dar visibilidade às suas reflexões e formulações escritas (teorizações e escritos autobiográficos), bem como à sua produção fílmica. A mesa também se propõe a ser um primeiro diálogo público do projeto “AMADOR” de tradução de escritos da cineasta Maya Deren para o português, a ser conduzido pelas participantes a partir de 2024.
Participantes da mesa:
-
Profa. Dra. Ana Catarina Pereira (UBI/Portugal) – A escrita autobiográfica nas teorizações sobre o cinema: o projeto Speculum
-
Profa. Dra. Beatriz Vasconcelos (Unespar/ PPG-CINEAV)) – O projeto Amador - Maya Deren teórica de poesia
-
Profa. Me. Fernada Ianoski (Unespar/ PPG-CINEAV)/Rede Pública Estadual de Ensino) – Maya Deren e o conceito de realidade criativa
-
Profa. Dra. Cristiane Wosniak (Unespar/ PPG-CINEAV)) – Maya Deren: realizações e teorizações sobre Dança
-
Profa. Dra. Maria Cristina Mendes (Unespar /PPG-CINEAV)) – Traduzir Maya Deren: um relato de experiência
![Imagem1.png](https://static.wixstatic.com/media/7d3881_10295b7fc6634d1382aa8fa54349b76b~mv2.png/v1/fill/w_54,h_54,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Imagem1.png)
Beatriz Avila Vasconcelos é professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná/FAP. Doutora em Filologia Clássica pela Universidade Humboldt de Berlim). Desenvolve pesquisas sobre as relações entre cinema e poesia e se dedica a estudos da imagem, em sua relação com a linguagem, a cultura e o sensível. É líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades e integra o grupo Ikigai de cinema, arte e cultura do Japão. Atualmente desenvolve pesquisas sobre relações entre cinema e poesia, investigando pensamentos e realizações de cineastas sobre o tema. Dedica-se também a pesquisas no campo da animação em sua relação com a atenção poética. Escreve poesia e dramaturgia.
![Imagem2_edited.jpg](https://static.wixstatic.com/media/7d3881_463c609bddb34bb3bc790ce218145c76~mv2.jpg/v1/fill/w_54,h_36,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Imagem2_edited.jpg)
Cristiane Wosniak é doutora em Comunicação e Linguagens - linha de pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Mestra em Comunicação e Linguagens - linha de Cibermídia e Meios Digitais (UTP). Especialista em Artes-Dança (FAP-PR). Docente adjunta da Unespar (Bacharelado em Cinema e Audiovisual). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar/FAP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da UFPR. Líder do GP CineCriare – Cinema: criação e reflexão (PPG-CINEAV/CNPq) e membro do GP Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (PPGE/CNPq). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao corpo, linguagem e educação com mediações tecnológicas e audiovisuais.
![Imagem3_edited.jpg](https://static.wixstatic.com/media/7d3881_72c0da88be824c55b4c34c98f4b10172~mv2.jpg/v1/fill/w_36,h_54,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Imagem3_edited.jpg)
Maria Cristina Mendes é doutora e mestra em Comunicação e Linguagens – linha de pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Especialista em História da Arte do século XX (EMBAP/ UNESPAR). Docente no PPG CINEAV e no curso de Licenciatura em Arte Visuais (Campus de Curitiba II/ UNESPAR). Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS/ UNESPAR) e do Grupo de Pesquisa Educação Estética, Trabalho e Sociedade (UTP). Desenvolve pesquisas sobre adaptação cinematográfica, poéticas artísticas e arte-educação, com ênfase nas relações entre a história da arte e o cinema.
![Imagem4_edited.png](https://static.wixstatic.com/media/7d3881_458d48c7703d4febabdf797b4c12149f~mv2.png/v1/fill/w_47,h_54,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Imagem4_edited.png)
Claudia Priori é Doutora em História pela UFPR (2012). Professora Associada do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Docente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq) e Membra do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS/CNPq), ambos da Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência na área de história, com ênfase nos seguintes temas: história das mulheres; estudos de gênero; violência; interseccionalidade; história das artes visuais.
![Imagem5_edited.png](https://static.wixstatic.com/media/7d3881_be1a781b3fe6490ea09048e277526851~mv2.png/v1/fill/w_54,h_54,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Imagem5_edited.png)
Fernanda Ianoski Ferro é Mestra em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Membro do grupo de pesquisa GPACS - Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq). Possui graduação em Educação Artística - Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Paraná (2010), Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (2013) e Especialização em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013). Atualmente atua como professora de Arte na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e como pesquisadora nas áreas de Cinema, Teoria de Cineastas, Cinema de Poesia e Maya Deren. Autora do livro A realidade criativa nas obras da cineasta Maya Deren (Letraria, 2023)
![Imagem6_edited.jpg](https://static.wixstatic.com/media/7d3881_670dbccde6414d33b67072ca4ec22caf~mv2.jpg/v1/fill/w_54,h_54,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Imagem6_edited.jpg)
Ana Catarina Pereira é Professora Auxiliar na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, pela mesma universidade. Coordena, actualmente, o projecto Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa, financiado pela FCT, com uma vasta equipa de pesquisadoras/es de Portugal e do Brasil. É investigadora do LabCom, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. É autora dos livros A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação e do Estudo do Tecido Operário Têxtil da Cova da Beira, sendo também autora de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Trabalhou vários anos como jornalista, colaborando com as revistas Focus, Notícias Sábado e Notícias Magazine (Diário de Notícias), jornal I, entre outras. Fundou e dirigiu a revista online Magnética Magazine e foi directora do curso de Ciências da Cultura (UBI).