O Evento
11º Seminário Internacional Cinema em Perspectiva
Realização do evento: 16 a 18 de outubro de 2023
O Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da FAP - Campus de Curitiba II tem promovido desde 2011 o Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, em caráter permanente no calendário acadêmico das atividades científicas e culturais da Universidade Estadual do Paraná. Em 2023 o evento chega a sua décima primeira edição, como evento internacional, consolidando-se como uma das mais importantes referências no compartilhamento e disseminação de teorias e práticas sobre a Linguagem Cinematográfica e Audiovisual no Paraná e no Brasil. Neste ano o 11º Seminário Internacional Cinema em Perspectiva será promovido pelo Curso de Cinema e Audiovisual e por dois Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FAP/Unespar, Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e Mestrado Profissional em Artes, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Comunicação - da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Tendo sua origem nas Semanas Acadêmicas de Cinema realizadas nos anos anteriores, a partir das discussões e de estudos do corpo docente e discente da área, o Seminário fortaleceu-se em suas atividades, instigando projetos de pesquisa na Graduação e Pós-Graduação e gerando grupos de pesquisas dos cursos envolvidos, com suas respectivas linhas.
A cada edição o Seminário Nacional Cinema em Perspectiva vêm se apresentando como um referencial nas ainda restritas oportunidades de partilha acadêmica de pesquisa e extensão na área do Cinema e do Audiovisual, concretizando uma necessária articulação do fazer universitário da FAP/Unespar com sua comunidade interna e com comunidades externas, na medida em que deste evento têm participado estudantes de Cinema, Comunicação e dos Estudos de Mídias de várias partes do Brasil, produtores, realizadores e críticos, bem como pesquisadores e professores, tanto da Educação Superior quanto da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), dada a crescente preocupação de se disseminar e de se fortalecer o Cinema via Educação das crianças e jovens brasileiros. Nesse sentido, o projeto de concretização deste evento justifica-se pela necessidade das áreas mencionadas terem um espaço propício para discutir e socializar os resultados de pesquisas e realizações cinematográficas e audiovisuais concluídas ou em andamento e, desse modo, espera-se que este projeto, bem como o evento ao qual dará suporte, contribua com a expansão das pesquisas em Cinema e Audiovisual e áreas afins, como tem ocorrido nas edições anteriores, proporcionando um espaço de interação entre professores, alunos e pesquisadores da FAP/Unespar e de outras IES.
O Seminário Nacional Cinema em Perspectiva recebe esta denominação porque constitui-se num importante espaço de estudo e socialização da área do Cinema do Audiovisual para além de suas fronteiras disciplinares. Diante da diluição dos limites espaço-temporais vivenciados em nossa contemporaneidade, bem como diante dos novos paradigmas científicos, que reivindicam o intercâmbio entre experiência artística, experiência estética, experiência ética e experiência científica, fundando discursos híbridos, rizomáticos e intertextuais, pensamos ser urgente emergir a reflexão sobre como os campos dos estudos cinematográficos e audiovisuais tecem-se com as vozes da Literatura, da História, da Filosofia, da Educação, das Mídias, da Música, do Teatro, da Fotografia, enfim, constroem-se de polifonias que atestam nossas interfaces com a Sociedade, com outras Artes e com múltiplas Linguagens.
Esta edição do Seminário Nacional Cinema em Perspectiva traz na conferência de abertura o tema da decolonialidade.
A decolonialidade busca entender como um conjunto de relações de poder, compreendido como colonialidade, influencia muitos aspectos da sociedade contemporânea, incluindo a política, a economia, a cultura, a linguagem e a produção de conhecimento. É uma abordagem crítica ao legado que perpetua a desigualdade global e que visa desafiar estereótipos, dar voz a grupos historicamente minorizados e ampliar perspectivas que, historicamente, foram sub representadas e invisibilizadas. Na contramão de um pensamento hegemônico e universal, a decolonialidade promove a valorização da diversidade epistemológica e cultural, em busca de um mundo mais pluriversal, no qual múltiplas perspectivas e formas de conhecimento coexistem e são respeitadas.
O cinema e o audiovisual desempenharam um papel fundamental na perpetuação de narrativas coloniais ao longo da história. No entanto, também se revelam como poderosas formas de desconstrução e reconstrução de narrativas. As articulações entre perspectivas decoloniais, as universidades e as artes audiovisuais têm o potencial de catalisar uma transformação profunda na maneira como obras e experiências são produzidas, experienciadas e partilhadas. Elas apontam um caminho para dinâmicas mais inclusivas, críticas e sensíveis à diversidade, suleadas pela promoção de um bem-viver em sociedades mais solidárias.
O EVENTO OCORRERÁ DE FORMA PRESENCIAL
Local: UNESPAR - Campus Curitiba II - Sede Boqueirão
R. Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão, Curitiba - PR